quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Liderança do PT tem novo portal na internet



A Liderança do PT lançou nesta terça-feira,29,  um novo site na internet. Mais moderno, com visual clean e com recursos que vão ajudar quem acompanha os trabalhos no Legislativo. O portal (www.liderancaptpr.com.br) é o único a publicar os resultados das votações da Comissão de Constituição e Justiça- CCJ e das sessões plenárias, através da Ordem do dia. Ali o internauta pode saber quais projetos foram votados, quantos votos, qual deputado pediu vistas, etc.
O site também traz todo o histórico dos deputados petistas que passaram pela Liderança do PT na Assembleia Legislativa.  E traz ainda informações, notícias, projetos e pronunciamentos  dos deputados que compõem  bancada petista. Acesse agora!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PT decide até abril se lança candidatura própria para Curitiba



O PT do Paraná deve decidir até o dia 20 de abril se vai fazer aliança ou lançar candidatura própria nas eleições deste ano para a Prefeitura de Curitiba. Uma reunião foi realizada hoje de manhã para discutir o assunto. Uma ala do partido defende a candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri e outro grupo prefere o nome do deputado federal Dr. Rosinha. Há ainda um terceiro grupo que prefere uma aliança com o PDT de Gustavo Fruet.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PT discute hoje eleições em Curitiba



O Grupo de Trabalho Eleitoral – GTE – do Partido dos Trabalhadores do Paraná, faz reunião nesta segunda-feira, 27/02, na sede estadual do Partido em Curitiba, para discutir a organização das eleições no Estado.
Entre os assuntos que devem estar em pauta, de acordo com o deputado federal André Vargas, que integra o GTE, é a aliança com o PDT de Gustavo Fruet na cidade de Curitiba.

PT Paraná - Notícias

PT Paraná - Notícias

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ministra destaca importância dos 80 anos da conquista do voto pelas mulheres



Em 24 de fevereiro de 1932 as mulheres conquistaram o direito de votar.  Este pioneirismo foi liderado por BERTHA MARIA JULIA LUTZ (1894-1976) que se destacou na luta sufragista no Brasil. Mas a conquista expressava uma série de limites: o Código Eleitoral Provisório permitia apenas que mulheres casadas - desde que com autorização do marido-, viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.  Estas restrições ao pleno exercício do voto só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. Ainda assim, o código não tornava obrigatório o voto das mulheres, o que só efetivamente ocorreu em 1946.

Foi no Estado do Rio Grande do Norte, em 1927, que pela primeira vez se concretizou essa conquista, tendo sido a professora CELINA GUIMARÃES – de Mossoró (RN) – a primeira brasileira a realizar o alistamento eleitoral. Foi também no Rio Grande do Norte que ALZIRA SORIANO foi escolhida para ocupar o cargo eletivo de prefeita, na cidade de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Contudo, não terminou o mandato, pois a Comissão de Poderes do Senado determinou a anulação dos votos de todas as mulheres.

A primeira deputada federal eleita, em 1933, foi CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ (1892-1982), que participou ativamente da Assembléia Nacional Constituinte, tendo assinado a Constituição Federal de 1934. Ainda que a história brasileira tenha sido recortada por períodos de retrocessos na consolidação do processo democrático, as mulheres nunca deixaram de lutar pelos seus direitos e pela democracia. Mas foi apenas com o processo de redemocratização, cujo ápice se deu com a Constituição Federal de 1988, que o Estado Democrático de Direito passou a ter como base de legitimação os direitos fundamentais – individuais, sociais, econômicos e políticos-, e, com isso, a luta das mulheres foi também incorporada ao pacto social que inaugurava um novo período da história brasileira. 

Hoje se comemora 80 anos da conquista do voto pelas mulheres. Entretanto, a presença feminina no cenário político nacional ainda é desproporcional a sua contribuição nos processos econômico, político e cultural do país. Na eleição de 2010 foram eleitas apenas 8,8% de mulheres para as vagas da Câmara dos Deputados e 14,8% para o Senado Federal. Para os cargos executivos a realidade não é diferente. Nas eleições de 2010, 7,4% dos/as eleitos/as governadores/as eram mulheres, enquanto que na última eleição para os governos municipais, cujo pleito ocorreu em 2008, 9,1% eram mulheres.

Apesar da legislação eleitoral prever uma cota mínima de 30% de candidaturas de mulheres, os entraves à participação ampla são persistentes. Tais entraves só poderão ser removidos com uma profunda Reforma Política, que resulte em mudanças no cenário de participação no processo eletivo e partidário. Afinal, as mulheres já participam da esfera pública e do mercado de trabalho como protagonistas, com níveis superiores de escolaridades em relação aos homens.

A eleição da Presidenta DILMA ROUSSEFF é um passo importante nessa trajetória, assim como a presença massiva de mulheres à frente dos ministérios de seu Governo. Como a própria presidenta disse: “Esse é um governo que busca a igualdade entre mulheres e homens”.

Em 2012, as eleições municipais representam uma oportunidade ímpar para que as mulheres avancem nos espaços ocupados na política. Além da proposta da Comissão da Reforma Política no Senado, prevendo a alternância entre uma mulher e um homem nas listas fechadas oferecidas pelos partidos, há a vontade manifesta pela presidenta DILMA ROUSSEFF de ver ampliada a participação feminina na política.

Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, em que se comemoram 80 anos da conquista do voto feminino, a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), ELEONORA MENICUCCI, lembra que essa conquista da cidadania é um     “legado histórico das lutas feministas, que abriram o caminho na construção da democracia com igualdade de gênero”.

Apesar das importantes conquistas, para ELEONORA MENICUCCI ainda são muitos os desafios, considerando as grandes desigualdades entre mulheres e homens na ocupação de cargos em todas as esferas de poder do Estado e da sociedade civil, a exemplo do Legislativo, do Judiciário e das empresas.  

A presidenta DILMA ROUSSEFF estabeleceu como prioridade de seu governo a  autonomia das mulheres com igualdade, indo para além da esfera política, abrangendo a autonomia econômica, pessoal e cultural. Nesse sentido, a erradicação da miséria só será realidade quando todas essas formas de desigualdades entre mulheres e homens forem superadas.

Esses 80 anos de luta incansável geraram muitas conquistas, mas os desafios ainda existentes reforçam a vontade e a ação das mulheres de continuar lutando, olhando para um futuro com mais direitos e mais equidade.
(fonte SPM)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Coletivo Estadual de Mulheres divulga datas do Curso de Formação e do Encontro Estadual de Mulheres



O Coletivo Estadual de Mulheres do PT Paraná irá realizar o Curso de Formação “Feminismo e Organização das Mulheres Petistas” no dia 10 de março. O curso tem como objetivo fortalecer a organização interna do setorial.
 
O evento é direcionado a 60 lideranças, de todo o estado, que irão atuar como multiplicadoras da formação nas suas regiões, conforme planejamento a ser definido no encontro.
 
O curso faz parte da Jornada de Formação Nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Mulheres e Escola Nacional de Formação do PT. O encontro será realizado no dia 10 de março, das 9h às 17h, na sede do PT estadual.
 
Encontro Estadual de Mulheres
No dia 1º de abril, será realizado o Encontro Estadual de Mulheres do PT/PR para debater e deliberar a atuação do Coletivo Estadual de Mulheres e eleger a nova secretária e coordenação.
 
O encontro será das 9h às 17h, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Curitiba, localizado na Rua Comendador Fontana, 57, Centro Cívico.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

PT edita publicação sobre Plano Nacional de Educação



Publicação acontece no momento em que Angelo Vanhoni prepara a segunda versão da proposta do PNE


O Núcleo de Educação, Cultura e Desporto do PT retomou a publicação dos cadernos temáticos, iniciada na gestão do sociólogo, professor universitário e político Florestan Fernandes.

Segundo o coordenador do núcleo, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), a publicação mais recente, e que já está sendo distribuída, aborda as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE- PL 8035/10) enviado ao Congresso pelo Executivo em dezembro de 2010. O caderno traz artigos de parlamentares; de representantes do governo e do movimento social e de pesquisadores em educação.

“O caderno do PNE promove uma reflexão sobre as metas do setor para os próximos dez anos, entre elas, a universalização do ensino fundamental, valorização dos profissionais, gestão democrática, educação especial e financiamento”, explicou o deputado.

A publicação do caderno do Plano Nacional de Educação acontece no momento em que o deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) prepara a segunda versão de substitutivo à proposta, a ser apresentada no mês de março, na comissão especial destinada a apreciar o tema.

Vanhoni adiantou que vai tentar conciliar no novo texto os pontos de vista defendidos pelo governo, oposição, movimentos  sociais, acadêmicos e representantes dos estados.  A maior polêmica é o percentual de recursos a ser investido pelo Poder Público no setor.  A União ofereceu 7% do Produto Interno Bruto (PIB), mas entidades da sociedade civil reivindicam 10%.

No primeiro relatório apresentado em dezembro, Vanhoni fixou uma meta intermediária, de 8% de investimento total (que inclui bolsas de estudo e financiamento estudantil).

Distribuição - O caderno do PNE, publicado pelo Núcleo de Educação, Cultura e Desporto do PT, está sendo distribuído para as Assembleias Legislativas, Câmaras de Vereadores, bibliotecas, universidades e entidades da sociedade civil. Os parlamentares interessados devem entrar em contato com a Assessoria Técnica da Liderança do PT - Anexo II- Bloco das Lideranças Partidárias- Sala 129- Ramal 59138.

Ivana Figueiredo - Liderança do PT na Câmara - com Agência Câmara

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alceuzinho Maron e Requião articulam e aprovam a defenestração de Mário Roque das Dores do PMDB


O pedido para que Roque fosse defenestrado partiu do senador Roberto Requião.


A executiva estadual do PMDB aprovou por unanimidade nesta noite (13) a admissibilidade da dissolução do diretório em Paranaguá, Litoral, que é comandado pelo ex-deputado e ex-prefeito Mário Roque das Dores. A informação é do deputado federal João Arruda, secretário-geral do partido, que tuitou o resultado da reunião.

O pedido para que Roque fosse defenestrado partiu do senador Roberto Requião que alegou “infidelidade e desrespeito do político parnanguara com filiados”.

Roque será convocado para a próxima reunião da executiva após o carnaval. Ele terá a oportunidade de defender-se por escrito e oralmente. Logo depois vai a julgamento.

*Blog do Esmael

Ex-deputado Waldir Leite e mais 7 são presos em Paranaguá




O ex-deputado Waldir Leite, a esposa, o filho dele foram presos agora há pouco em Paranaguá. Juntos deles foram parar na cadeia um grupo de pelo menos 4 funcionários da prefeitura do município. A operação é do COPE e segundo as primeiras informações as prisões ocorreram por fraude em licitação. De qualquer forma a ação causou dor de barriga generalizada na Assembléia. Waldir Leite também é investigado por envolvimento no esquema Gafanhoto e muita gente pensou que fosse esse o motivo da prisão do moço e que poderia sobrar para outros tantos deputados ex-deputados. Calma senhores, a prisão não foi por esse motivo…ainda!
Blog do Esmael

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Curitiba: Bernardo, Vanhoni e Samek debatem eleições



Dirigentes e militantes de uma das vertentes do campo majoritário do PT — o Construindo um Novo Brasil (CNB) –, se reúnem hoje (04/02) em Curitiba, na sede estadual do partido, para debater a mobilização dos filiados ao encontro municipal de abril.
Os debates deste sábado serão capitaneados pelo ministro Paulo Bernardo; pelo deputado federal Angelo Vanhoni; pelo diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek; e pela presidenta municipal do PT, Roseli Isidoro.
Esse time do CNB é favorável ao apoio do PT à candidatura de Gustavo Fruet (PDT), desde o primeiro turno, à prefeitura de Curitiba.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Encontro de Companheiros



Hoje (01/02) em evento em Antonina, junto com os companheiros o Deputado Federal, André Vargas, o Prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues ,o jornalista Esmael Moraes e o Secretário Geral do PT PR, André Pioli.