quarta-feira, 20 de junho de 2012

PT promove encontro "Fala Paranaguá"


"Fala Paranaguá” mais de 50 mulheres se reuniram na sede de nosso partido a fim de falarem suas reivindicações sobre a nossa cidade, o encontro foi um exemplo de democracia, para mim é uma honra contar com a presença de mulheres trabalhadoras na sede do PT.

Caso seja de seu enteresse sugerir melhorias para Paranaguá e participar construtivamente do Plano de Governo do Partido dos Trabalhadores, estaremos dispostos a escutar seu grupo de trabalho.

Contamos com você, para saber a próxima agenda do "Fala Paranaguá", favor entrar em contato com: andrepioli13@gmail.com

domingo, 17 de junho de 2012

Dilma Rousseff revela detalhes do sofrimento vivido nos porões da ditadura

A presidente Dilma Vana Rousseff foi torturada nos porões da ditadura em Juiz de Fora, Zona da Mata mineira, e não apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, como se pensava até agora. Em Minas, ela foi colocada no pau de arara, apanhou de palmatória, levou choques e socos que causaram problemas graves na sua arcada dentária. É o que revelam documentos obtidos com exclusividade pelo Estado de Minas , que até então mofavam na última sala do Conselho dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG). As instalações do conselho ocupam o quinto andar do Edifício Maletta, no Centro de Belo Horizonte. Um tanto decadente, sujeito a incêndios e infiltrações, o velho Maletta foi reduto da militância estudantil nas décadas de 1960 e 70.

Perdido entre caixas-arquivo de papelão, empilhadas até o teto, repousa o depoimento pessoal de Dilma, o único que mereceu uma cópia xerox entre os mais de 700 processos de presos políticos mineiros analisados pelo Conedh-MG. Pela primeira vez na história, vem à tona o testemunho de Dilma relatando todo o sofrimento vivido em Minas na pele da militante política de codinomes Estela, Stela, Vanda, Luíza, Mariza e também Ana (menos conhecido, que ressurge neste processo mineiro). Ela contava então com 22 anos e militava no setor estudantil do Comando de Libertação Nacional (Colina), que mais tarde se fundiria com a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), dando origem à VAR-Palmares.

As terríveis sessões de tortura enfrentadas pela então jovem estudante subversiva já foram ditas e repisadas ao longo dos últimos anos, mas os relatos sempre se referiam ao eixo Rio-São Paulo, envolvendo a Operação Bandeirantes, a temida Oban de São Paulo, e a cargeragem na capital fluminense. Já o episódio da tortura sofrida por Dilma em Minas, onde, segundo ela própria, exerceu 90% de sua militância durante a ditadura, tinha ficado no esquecimento. Até agora.

Com a palavra, a presidente: “Algumas características da tortura. No início, não tinha rotina. Não se distinguia se era dia ou noite. Geralmente, o básico era o choque”. Ela continua: “(...) se o interrogatório é de longa duração, com interrogador experiente, ele te bota no pau de arara alguns momentos e depois leva para o choque, uma dor que não deixa rastro, só te mina. Muitas vezes usava palmatória; usaram em mim muita palmatória. Em São Paulo, usaram pouco este ‘método’”.


Veja matéria completa no Correio Braziliense 
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/06/17/interna_politica,307650/dilma-rousseff-revela-detalhes-do-sofrimento-vivido-nos-poroes-da-ditadura.shtml

PT indica Mirian Gonçalves para vice de Gustavo Fruet



O PT de Curitiba definiu na noite deste sábado (16) que a advogada Mirian Gonçalves será pré-candidata a vice-prefeita na chapa liderada por Gustavo Fruet (PDT). A decisão ocorreu em eleição direta dos Delegados que participaram do Encontro Municipal. Foram 113 votos para Mirian contra 100 para a presidenta do PT de Curitiba, Roseli Isidoro. Foram registrados 7 votos nulos.

“Todos ganhamos. Vamos sair unidos para uma campanha que há muito tempo não se via em Curitiba. Vamos fazer uma campanha nos bairros. Vamos amassar barro”, comemorou Mirian.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou ao final do Encontro que entrou em contato com Fruet assim que a decisão do PT foi oficializada. “O Gustavo recebeu muito bem o nome da Mirian para a vice e disse que iria ligar em seguida para ela”.

As decisões tiradas no encontro municipal serão oficializadas na convenção do PT, que acontecerá no final do mês. O que o encontro deste fim de semana remeteu à decisão da convenção foi decidir se vai coligar na proporcional com os partidos que estão aliados à pré-candidatura de Fruet e que integram a base de apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).



PT Curitiba

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que pode e não pode na propaganda eleitoral



Permitida a partir de 6 de julho, a propaganda eleitoral ainda gera muita dúvida para candidatos e para a população.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgou um vídeo explicativo sobre as normas, dimensões permitidas, horários e condições para que a propaganda esteja em conformidade com a Lei
.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dilma: desafio da Rio+20 é combinar desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inclusão social



A presidenta Dilma Rousseff disse, hoje (12), que o grande desafio da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é encontrar um modelo que combine desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inclusão social. A Rio+20 começa amanhã (13), no Rio de Janeiro, e vai até o dia 22, com a participação de delegações de governos de diversos países e de órgãos diversos da sociedades civil.
“É possível ter um  um país que se desenvolva economicamente, que cresça e inclua sua população, que seja um desenvolvimento do ponto de vista social, com justiça, e que, ao mesmo tempo, respeite o meio ambiente. É esse o grande desafio dessa conferência Rio+20”, disse a presidenta, ao discursar em Belo Horizonte, durante cerimônia de reformulação e modernização do anel rodoviário da cidade.
Segundo Dilma, a discussão sobre o desenvolvimento sustentável está na “ordem do dia”, embora muitos apostem que a crise econômica internacional poderá tirar a atenção das questões suscitadas por tal modelo de desenvolvimento. Amanhã (13), a presidenta estará no Rio de Janeiro para a abertura do Pavilhão Brasil na Rio+20.
Acompanhada por ministros, Dilma participou hoje da cerimônia de assinatura do termo de compromisso para elaboração do projeto executivo das obras de reformulação e modernização do anel rodoviário da capital mineira.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dilma cria Reserva Biológica na APA de Guaraqueçaba



A presidente Dilma Roussef assinou nesta terça-feira (5), o decreto criando a Reserva Biológica Bom Jesus, situada entre Antonina e Guaraqueçaba. A unidade de conservação foi proposta em 2009 junto com a criação do Parque Nacional da Guaricana, em Guaratuba.

A criação faz parte de um pacote de medidas para a área ambiental que inclui a criação e a ampliação de unidades de conservação e a homologação de áreas indígenas.

Reserva Bom Jesus ocupará uma área de 34 mil hectares em torno de uma antiga fazenda do banco Bamerindus. Fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, uma unidade de conservação de 282 mil hectares que inclui áreas de proteção permanentes, de ocupação humana e de algumas atividades econômicas. 

A reserva biológica é uma área de conservação permanente que autoriza apenas entrada para pesquisa científica e visitação orientada para a educação ambiental.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O PT e a Rio+20: a defesa do desenvolvimento sustentável, democrático e popular



Vinte anos nos separam da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada de 1o a 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, onde foram traçadas propostas para encaminhar o século XXI no sentido de se manter possível a vida no planeta. Entretanto, as principais proposições, desafios e compromissos assinados por 178 nações ainda não se transformaram em programas efetivos para estabelecer um convívio sustentável no nosso planeta. 
 
No Brasil, somente com a vitória do governo democrático e popular de Lula e Dilma, que derrotou o projeto neoliberal do PSDB/DEM/PPS, se permitiu a construção de políticas de desenvolvimento sustentável para o país. A criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e sua política de sinergia com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Contag, Via Campesina e Fetraf, (o que não se via no governo FHC, pois a este só interessava o grande agronegócio), possibilita hoje um amplo debate nacional sobre as questões ambientais que impactam a produção da agricultura familiar. Exemplo disso é o debate promovido esta semana pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, presidida pelo deputado federal do PT do Paraná, Assis do Couto, que visa defender o desenvolvimento sustentável das propriedades de agricultura familiar. A sinergia produzida pela agenda do Grito da Terra Brasil possibilita integrar os esforços dos ministérios do governo Dilma com os vários movimentos sociais e de organizações representativas da agricultura familiar.
 
É este modo petista de governar e legislar que tem possibilitado ao Brasil avançar na construção de metas para construir a sustentabilidade planetária. Isso ficou evidente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de Durban, a COP-17, onde se pode mostrar os avanços do Brasil no que tange a consecução das metas estabelecidas em Copenhague. Em 2011 o Brasil alcançou uma redução de 66% no combate ao desmatamento em relação à média de desmate verificada entre os anos de 1996 e 2005. Tais metas possibilitaram reduzir significativamente as emissões de CO2 desde 2005 até hoje, resultado que coloca o Brasil entre as lideranças mundiais no ranking de redução de emissões. Hoje o Brasil é um dos países mais respeitados no que tange a busca por um desenvolvimento sustentável com crescimento e distribuição de riquezas. 
 
Por isso, a Conferência Rio + 20, a ser realizado em junho, é um novo momento político importante para a contraposição do modo petista de governar com os modelos antagônicos neoliberais. Será uma oportunidade de aprofundar as relações com outros governos, partidos e movimentos sociais progressistas e de esquerda na América Latina e no mundo, para divulgar e defender o modelo de desenvolvimento democrático e popular do Partido dos Trabalhadores. Defendemos a sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Essa sustentabilidade tem como meta fundamental a eliminação da pobreza, a redução das desigualdades, a distribuição de renda e da riqueza e o aprofundamento da democracia.  
 
Para nós do PT, a sustentabilidade não se resume a um discurso de uma sociedade ecologicamente equilibrada, mas agrega à sustentabilidade as questões da justiça, da democracia e da equidade. Assim, a Rio+20 converte-se em importante fórum para debater e educar criticamente as novas gerações para defender nosso modelo de governo democrático e popular. Nós acreditamos que “Um Outro Mundo é Possível”, e ele começa na cidade e no campo de nosso município, isto é, no ambiente da cidadania, ao alcance e na prática direta da cidadania democrática e participativa.  Está em nossas mãos a possibilidade e a tarefa de construí-lo através de políticas ambientais e sociais que eduquem para uma participação cidadã e conduzam para uma transformação do Estado e do poder local sob o controle da sociedade organizada.
 
Acreditamos que em nosso município as escolas e a universidade devem ser consideradas espaços especialmente privilegiados de mobilização em favor do desenvolvimento sustentável, promovendo práticas educacionais que contribuam para novas relações de interação com o meio ambiente, efetivando programas e iniciativas de educação ambiental, calcadas na formação profissional, nos avanços da ciência, da tecnologia e da inovação sustentável. Por isso as eleições municipais de 2012 devem trazer na pauta o debate sobre planejamento e desenvolvimento urbano e rural como condições fundamentais para o estabelecimento de práticas de ocupação e circulação territorial sustentáveis.

Texto: Alvori Ahlert

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lula participa do primeiro programa de TV após sua recuperação

Na noite de quinta, 31 de maio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez sua primeira participação em um programa de televisão após sua recuperação. Lula esteve no Programa do Ratinho e conversou por mais de 40 minutos com o apresentador.

O ex-presidente chegou ao SBT por volta das 20h20 e foi recepcionado por Ratinho e pelo vice-presidente da emissora José Roberto Maciel







Dilma faz homenagem a Lula pelas ações sociais



A presidente Dilma Rousseff prestou mais uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a participação de toda plateia presente a uma solenidade no Palácio do Planalto, que ao ouvir a referência ao nome de Lula ficou de pé para aplaudir e entoou o antigo slogan: "Olé, olé, olá, Lula, Lula". Durante cerimônia de entrega do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), Dilma disse que "pessoas certas, nos lugares certos, na hora certa mudam os processos",e aproveitou o momento para homenagear o ex-presidente Lula pelas iniciativas pela redução da pobreza, desigualdades e pelo desenvolvimento do país.
"Tenho certeza que faço essa homenagem pelo desempenho de Lula em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres do país e seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza nas regiões pobres do nosso planeta, que ele conhecia bem porque são parecidas com as do Brasil", disse Dilma bastante emocionada.
O Prêmio ODM agraciou 20 organizações sociais e prefeituras que apresentaram as melhores práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Dilma, em seu discurso, destacou que a iniciativa da premiação representa muito porque ela "reafirma a causa da justiça social que combate a exclusão na construção de um país sem pobreza".
Segundo a presidente, o Brasil caminha firmemente para o cumprimento das metas e objetivos do milênio. Ela disse que o país percebeu que o desenvolvimento e crescimento econômico que não respeitam o meio ambiente comprometem presente e futuro do País. "A soma de incluir, crescer e preservar resulta em crescimento qualitativamente melhor e quantitativamente maior", disse, lembrando que, ao longo da história, para muitos, o país podia ser rico e a população permanecer pobre. "Estamos mostrando na prática que isso é uma mentira", destacou.